top of page

Actividade NEI2022

Atualizado: 27 de set. de 2022



“Insta-P: Segue o Património Cultural” é uma atividade coordenada pelo Rolando Volzone, e organizada por Carla Duarte, Ana Oliveira, Elisabete Tomaz e Sebastiano Raimondo, integrados na unidade de investigação DINÂMIA’CET-Iscte. A mesma decorrerá no próximo dia 30 de setembro, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores. Indo ao encontro do tema da edição deste ano - “Ciência para Todos, Sustentabilidade e Inclusão” - os investigadores da unidade estão a preparar uma atividade em torno do património cultural e sua preservação.


Trata-se de uma caminhada fotográfica, por um circuito previamente definido, na zona envolvente do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, com o intuito de dar a conhecer alguns exemplos do património cultural aí existente e de promover um olhar crítico sobre os mesmos. Fruto de uma parceria com a Junta de Freguesia da Misericórdia, a atividade contará com a participação de um grupo de jovens do Projeto Intervir, que oferece atividades lúdicas e pedagógicas diárias e semanais aos jovens que estudam na freguesia.


Após uma breve introdução ao tema, os jovens serão convidados a caminhar pela cidade, fotografando e compreendendo sensorialmente as diferentes dimensões do património cultural. No final do percurso haverá tempo para a visualização e seleção das fotografias capturadas e para um debate e comentário das mesmas e de todo o processo.


Para além de promover o andar a pé pela cidade como uma forma sustentável de deslocação, mas também de entendimento e de apropriação do espaço, esta atividade pretende contribuir para a sensibilização dos jovens acerca da importância da herança cultural, promovendo um olhar e um pensamento críticos, inclusivos e sustentáveis sobre a mesma. Tem também como objetivo estimular os jovens a explorar e a melhor compreender a diversidade do património desta área de Lisboa e a sua importância para o futuro, de modo a capacitá-los para participar ativamente na sua salvaguarda e transmissão.

Para além da Junta de Freguesia da Misericórdia, esta atividade conta ainda com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e com o apoio do Centro de Informação Urbana de Lisboa (Câmara Municipal de Lisboa) e da Água de Luso.

Commenti


bottom of page