top of page

Medalha de Mérito científico atribuída a Maria Eduarda Gonçalves


Maria Eduarda Gonçalves foi reconhecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a atribuição da Medalha de Mérito Científico, uma iniciativa que reconhece individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se distinguiram por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.


Este momento teve lugar na sessão de abertura do Encontro Ciência 2022 que prolonga-se até ao dia 17 de maio de 2022, no Centro de Congressos de Lisboa, sob o tema «Construir o Futuro com a Ciência».


Trata-se do encontro anual da ciência, tecnologia e inovação em Portugal, e este ano assinala o Dia Nacional dos Cientistas, comemorado a 16 de maio, e os 25 anos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Nota Biográfica


Maria Eduarda Gonçalves é doutorada em Direito Europeu Internacional pela Universidade de Nice, Mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Professora catedrática do Iscte, investigadora e directora (2013 - 2016) do DINÂMIA'CET-Iscte.


Distinguiu-se nos domínios de Direito da Economia, regulação da era digital e estudos sociais da ciência e da tecnologia.


É autora de mais de 200 publicações.


Tem sido membro de grupos de peritos e conselhos consultivos das Nações Unidas e da União Europeia e de orgãos científicos e consultivos de instituições universitárias e da administração pública em Portugal.


Foi uma das 100 cientistas homenageadas pelo Ciência Viva no Dia de Mulher em 2016.

bottom of page