Conferência 'O Jardim de Epicuro e o Realismo da Nova Arquitetura Portuguesa'
- dinamia6
- há 13 minutos
- 1 min de leitura

Local: Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Edifício 2, Auditório B302
Data: 12 de novembro de 2025
Horário: 15h00
Entrada Livre
No âmbito do Programa de Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa acolhe a conferência 'O Jardim de Epicuro e o Realismo da Nova Arquitetura Portuguesa', que terá lugar no próximo dia 12 de novembro de 2025, pelas 15h00, no Auditório B302, Edifício 2.
A sessão contará com a participação de Jorge Figueira, Paula Melâneo, Pedro Baía e Francisco Ascenção como oradores.
Em Portugal, o debate sobre os caminhos da arquitetura tem estado particularmente ativo, através do surgimento de novos ateliês apontando direções diversas de experimentação.
Em 2024, o livro ‘Ceci n’est pas um Portrait’ procurou reunir parte dessas práticas através do olhar crítico da objetiva de Francisco Ascensão. O denominador comum da representação fotográfica serviu de base para coligir casas, abrigos e instalações, apresentadas sem qualquer referência autoral. Os pormenores e os jogos de luz enfatizam uma espécie de ´realismo dialógico´ que caracteriza o conjunto de obras publicadas, construídas sob a contingência dos sítios, dos orçamentos, ou dos próprios programas. A drenagem de uma cobertura, o encontro de duas estruturas ou a intensidade exploratória de materialidades pobres não se limitam a resolver necessidades funcionais: questionam e subvertem o pragmatismo da resposta, sugerindo por essa via um sentido ético que ultrapassa o tematismo imposto pelas contingências sistémicas da globalização.
Em tempos de excesso e ansiedade coletiva, a arquitetura procura fundamentos de partilha e proximidade, delineando lugares de encontro que, tal como o ‘jardim Epicuro’, podem ser vistos como clareiras de serenidade diante da turbulência da história.








Comentários