Conferência Mulheres, Mundos do Trabalho e Cidadania - 21 a 25 de outubro
- dinamia6
- 10 de out.
- 2 min de leitura

A II Conferência Internacional Mulheres, Mundos do Trabalho e Cidadania – Diferentes Olhares, Outras Perspetivas terá lugar de 21 a 25 de outubro de 2025, em formato online e presencial (Biblioteca de Alcântara, Lisboa).
Como demonstraram Michelle Perrot (1987) e Sylvie Schweitzer (2002), as mulheres sempre trabalharam. Também sempre escreveram a sua história, como afirmam Geneviève Fraisse (1979) e Françoise Thébaud (1998). E participaram igualmente de forma ativa na sociedade. Karen Offen (2000, 2010) e Florence Rochefort (2018), numa perspetiva europeia e mundial, demonstram como os feminismos agitam as sociedades no tempo e no espaço, visando a emancipação das mulheres e a luta pela igualdade entre homens e mulheres, seja no quadro do capitalismo ou numa ótica de emancipação humana, pois, como afirmou José Carlos Mariatégui (1924), o feminismo tem “várias cores, diversas tendências”.
Uma história começou em Seneca Falls, com a Convenção sobre os Direitos das Mulheres de 1848, enquadrada pela luta contra o abolicionismo e pela defesa de direitos políticos, sociais e económicos para as mulheres, reivindicações posteriormente continuadas por muitas autoras, como Mary Beard (2018) ou Françoise Vergès (2023), que pensam os feminismos a nível global.
Em Portugal, muitas mulheres das mais diversas classes sociais participaram a nível político e social, desde o século XIX e, com as Novas Cartas Portuguesas, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, que se opuseram à ditadura salazarista e a ela resistiram, demonstraram o falso neutro na escrita da história e na visão sobre a humanidade, contribuindo para uma nova cidadania onde as discriminações de género fossem postas em causa e começassem a ser eliminadas.
Atravessamos atualmente uma curva extremamente apertada da História e com os tempos que se avizinham a serem de grandes desafios, nomeadamente para as mulheres, enquanto o medo se instala nas sociedades.
É neste contexto que se vai realizar a II Conferência Internacional “Mulheres, Mundos do Trabalho e Cidadania – Diferentes Olhares, Outras Perspetivas”, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as questões inerentes ao trabalho e emprego das mulheres, bem como ao seu ativismo.
A conferência realiza-se na modalidade presencial. Todavia, para que todos/as que assim o desejarem possam a ela associar-se, a Comissão Organizadora prevê, a título absolutamente excecional, a possibilidade de realização de, no máximo, três sessões à distância via plataforma Zoom, a terem lugar no dia 21 de outubro, e destinadas a quem não possa participar presencialmente.
Datas:
21 de outubro: Online
22 - 25 de outubro - Presencial
Local:
Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho Lisboa
Comentários