top of page

Seminar



Only in Available in Portuguese

Teatro Nacional D. Maria II - Entre a Rua, a Cidade e o País

22 de Fevereiro | 17:15 - 18:30

Sala C103 | ISCTE-IUL

Entrada Livre

Com: Tiago Rodrigues, Director Artístico

Comentário: Maria João Brilhante, Fac. de Letras-UL

ENCONTROS MENSAIS SOBRE EXPERIÊNCIAS CULTURAIS

Uma série de encontros sobre experiências culturais, e pela voz dos profissionais das artes e da cultura. O objetivo é proporcionar conhecimento e debate sobre um leque diversificado de casos, de micro a macro instituições e projetos, nas áreas da política, gestão, criação, mediação e intervenção cultural e artística. Cada encontro mensal apresenta a experiência de um caso, comentada por convidados e em debate com o público.

Notas Biográficas Tiago Rodrigues (Lisboa, 1977)

Actor, dramaturgo, produtor teatral, encenador, Tiago Rodrigues é o Diretor do TNDM II desde 2014. Reconhecido nacional e internacionalmente, T. Rodrigues foi o director artístico da estrutura Mundo Perfeito, desde 2003. Em 2012, uma das suas criações, “Três dedos abaixo do joelho”, foi premiada na categoria de Melhor Espectáculo de Teatro 2012, pela SPA e pelos Globos de Ouro. Em "Mal Nascida", de João Canijo, filme seleccionado para a competição oficial do Festival de Veneza, a sua interpretação valeu-lhe o Prémio de Melhor Actor Secundário de 2008 da GDA. Escreveu o argumento e também foi actor na mini-série "Noite Sangrenta", vencedora do prémio de Melhor Ficção Televisiva da SPA e nomeada para o prémio de Melhor Mini-série no Festival Internacional de TV de Monte Carlo. O seu último espectáculo destacou-se, em Portugal e em França, pela forma como tratou uma das profissões teatrais mais invisíveis (o ponto), desafiando as esferas públicas e privadas, e até a história do Teatro Nacional D. Maria II.

Maria João Brilhante (Lisboa, 1956)

Professora Associada na Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, onde leciona desde 1979. Dirige o Mestrado e o Doutoramento em Estudos de Teatro, da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. De entre as inúmeras publicações, destacam-se Teatro e Economia. Desafios em Tempo de crise, Lisboa: BichodoMato/TNDM II (2011); e Teatro Nacional D. Maria II. Sete olhares sobre o teatro da nação. Lisboa: INCM, TNDM II/Bicho do Mato (2014). Foi Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II de 2008 a 2011.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page