top of page

lançamento de livro

Atualizado: 9 de nov. de 2020



Lançamento do livro: Projectos Editoriais e Propaganda. Imagens e Contra-Imagens no Estado Novo, organizado por Filomena Serra, Paula André e Sofia Leal Rodrigues


Foi publicada recentemente a obra que resulta do projecto Printed photography - Image and propaganda in Portugal (1934-1974). O projecto foi desenvolvido numa parceria do Instituto de História de Arte da FCSH-NOVA com o DINÂMIA'CET-Iscte.


A obra é editada pela editora do ICS - Imprensa de Ciências Sociais.



Apresentação:


Projectos Editoriais e Propaganda. Imagens e Contra-Imagens no Estado Novo pretende trazer à discussão os «projectos editoriais», do período entre 1934 e 1974, entendidos quer enquanto materiais impressos autónomos na sua maioria com imagens fotográficas (livros, catálogos, guias de viagem, álbuns ou fotolivros) mas também numa concepção mais alargada. É o caso de revistas de longa duração como a revista Panorama, ou a produção documental de divulgação de uma grande exposição como as várias que o regime promoveu. Os projectos editoriais são pensados enquanto objectos de mediação entre o poder político e o campo cultural e enquanto propaganda política e arte, pois os seus autores - fotógrafos, arquitectos, pintores, poetas, realizadores, produtores e designers - criam discursos imagéticos próprios a fim de responderem a objectivos comunicacionais de massas, estabelecerem relações e estratégias conceptuais e gráficas, produzirem diferentes suportes e novas formas de editar, publicar e circular pelo público. Os projectos editoriais aqui analisados integram-se tanto na propaganda visual do regime como em oposição a ele, depois da Segunda Guerra Mundial, naquilo a que chamámos contra-imagens.



Apresentação pública


16 NOV. 18H


Lançamento do Livro Projectos Editoriais e Propaganda. Imagens e Contra-Imagens no Estado Novo apresentado por Paulo Simões Rodrigues, com a presença de Filomena Serra, Paula André, Sofia Leal Rodrigues (organizadoras), José Machado Pais (Imprensa de Ciências Sociais) e Nuno Medeiros (moderador). Na sequência da apresentação e contando também com a presença dos autores dos textos, será aberto o debate a todos os participantes.

bottom of page