top of page

Conference



Only available in Portuguese

O Valor Patrimonial do Portugal Gráfico construído pela Fotografia Editada (1934-1948)*

Paula André

ISCTE-IUL; DINÂMIA’CET-IUL

* investigação realizada no âmbito da coordenação da Linha Temática “Imagens das Realizações Materiais” do Projecto FCT “Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)” – PTDC/CPC-HAT/4533/2014.

18 Abril

16:00 - 18:00

CFP – Centro Português de Fotografia

Resumo:

A sessão “O Valor Patrimonial do Portugal Gráfico construído pela Fotografia Editada (1934-1948)” pretende revelar os processos de edição e de exibição das imagens da visão progressista (as Obras Públicas como rosto da nação) e da visão culturalista (a Cultura Popular como autenticidade do povo esteta) que construíram a MetaImagem de Portugal no Estado Novo, e à qual atribuímos um valor patrimonial. A eloquência das imagens fotográficas das grandes realizações e da fotogenia da terra portuguesa foram matriciais para a construção de uma política do espirito e para a formação de consciências. A partir do trabalho desenvolvido por editores, comissários, arquitectos, fotógrafos e pela equipa de decoradores do SPN/SNI, na composição das páginas de um leque variado de publicações e na montagem dos espaços expositivos, analisamos o palimpsesto da fotografia editada e pública.

Nota curricular:

Paula André, é doutorada em Arquitectura e Urbanismo pelo ISCTE-IUL e mestre em História da Arte pela FCSH-UNL. Professora do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL; coordenadora da Área Cientifica de Teoria e História da Arquitectura e Urbanismo; docente no Mestrado Integrado em Arquitectura, no Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, e no Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura. Investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território - DINÂMIA’CET-IUL, onde coordena a Linha Temática “Imagens das Realizações Materiais” do Projecto FCT “Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)” – PTDC/CPC-HAT/4533/2014. Coordenadora em parceria com Paulo Simões Rodrigues (Universidade de Évora) e Margarida Brito Alves (Universidade Nova de Lisboa) do “Laboratório Colaborativo Dinâmicas Urbanas, Património, Artes: Seminário de Investigação, Ensino e Difusão”.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page