top of page

1º workshop realizado no âmbito do projeto HybGen no dia 11 de maio

VIVER TRABALHAR CUIDAR

Como respondem os jovens adultos aos múltiplos desafios que enfrentam?


11 de Maio - 15:00 - 18:00

Centro de Inovação da Mouraria

Travessa dos Lagares, 1 Lisboa


No próximo dia 11 de maio vai ter lugar no Centro de Inovação da Mouraria o 1º workshop realizado no âmbito do projeto HybGen que tem como objetivo discutir os atuais desafios que os jovens adultos da região de Lisboa estão a enfrentar no acesso à habitação e ao trabalho, bem como as estratégias que adotam e respetivo cruzamento com as exigências da transição ecológica e do cuidado verde urbano.


O workshop colaborativo será moderado e facilitado por Maria Assunção Gato, Investigadora do DINÂMIA'CET-Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, e integra o projeto HybGen, no âmbito da iniciativa bilateral entre Lisboa e Oslo, financiada pela EEA Grants Portugal. Os jovens adultos (20-35 anos) tendem a ser mais propensos à adoção de novas tendências e estilos de vida passíveis de serem caracterizados como híbridos, na medida em que articulam flexibilidade, mobilidade e digitalização para compor novas respostas aos desafios que enfrentam atualmente, sobretudo em matéria de habitação e trabalho. Para além das dificuldades no acesso à habitação e a um emprego estável e com um salário digno, os jovens adultos estão também a ser confrontados com a necessidade de dedicar mais atenção à transição ecológica e a adotar uma série de comportamentos que vão exigir mudanças e compromissos substanciais nos estilos de vida. Apesar dos correntes debates em torno da hibridização, permanece a incerteza sobre a forma como este conceito se manifesta nos estilos de vida dos principais protagonistas destas tendências.


Adicionalmente, não é claro como estes estilos de vida se cruzam com a transição ecológica e a consciência sobre a necessária mudança de comportamentos, especialmente em regiões urbanas distintas como Lisboa e Oslo. Este é um dos principais objetivos do HybGen e será fundamental contar com a colaboração de muitos jovens adultos (e adultos jovens) neste Workshop.

Comentarios


bottom of page