Mergulhando no Sul de

Raúl Hestnes Ferreira

5 - 6 de julho 2019

 

APRESENTAÇÃO

Uma viagem que reune investigadores, profissionais e estudantes de arquitetura que refletirão sobre os modos de projetar, de construir, de ensinar e de viver a arquitetura de Raúl Hestnes Ferreira (1931- 2018).Um ano após a sua morte pretendemos revisitar um conjunto significativo das obras deste arquiteto, localizadas a Sul de Lisboa, de modo a contribuir para conhecimento da historiografia da arquitetura portuguesa contemporânea.

A par das visitas, das reflexões e dos testemunhos de colaboradores que participaram nos diversos projetos, pretende se reavivar a memória de todo o percurso singular e transcultural de Raúl Hestnes Ferreira, entre Portugal, a Finlândia e os Estados Unidos da América.

 

Com inscrições abertas até 2 de junho de 2019, limitada a 32 de participantes, a viagem com duração de dois dias, de 5 a 6 de julho de 2019, levará de autocarro todos os participantes, acompanhados por antigos colaboradores do arquiteto, a visitar 16 obras do arquiteto Hestnes Ferreira, do período entre 1960 e 2017. Com partida e chegada a Lisboa, com passagem por Évora, Avis, Beja, Moita e Albarraque.

A Fundação Marques da Silva, enquanto detentora de todo o acervo do arquiteto associou-se a este evento, participando na conferência inaugural, Luís Urbano, o Vice-Presidente do Conselho Diretivo desta Instituição.

Durante a viagem iremos contar com a presença de Ana Tostões, arquiteta, docente do IST e presidente do DOCOMOMO Internacional, de António Bandeirinha, arquiteto e docente da Universidade de Coimbra e de António Batista Coelho, arquiteto e investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

A viagem contará ainda com a presença dos antigos colaboradores do atelier, Bernardo Miranda, Pro Reitor do ISCTE-IUL e de Pedro Ressano Garcia, professor da Universidade Lusófona.

A viagem tem um custo de 70 euros e incluiu a estadia em regime de alojamento e pequeno almoço em quarto single, as deslocações em autocarro e todos os almoços e jantares.

O jantar de encerramento a realizar no Martinho da Arcada está incluído no valor.

 
 

Alexandra Saraiva

DINÂMIA'CET - IUL

+ info

Paulo Tormenta Pinto

ISCTE - IUL | DINÂMIA'CET-IUL

+ info

Coordenação
Organização

A monumentalidade revisitada - Hestnes Ferreira, entre intemporalidade europeia e classicismo norteamericano (1960-1974) |SFRH/BPD/111869/2015

Parceiros
Parceiros de Comunicação