Integrated Researcher (without Phd)

Geraldo Pina

research interests

Architecture and urbanism; traditional vs. political management of the territory; vernacular architecture

Short Bio

Currently attending the PhD Program in Architecture of Contemporary Metropolitan Territories, in ISCTE-IUL. (2017) Master’s degree in Architecture, from the Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), with a dissertation entitled: “Active and Passive Solar Strategies in Vernacular Guinean Architecture to Improve the Housing Comfort and the Economy”, approved unanimously with 18 points (out of 20). (2006) Attendance of the 2nd year of Bachelor in Portuguese Language, in Escola Normal Superior “Tchico Té”– Instituto Camões (Guinea-Bissau).

research project

Em 2019 Bissau vai fazer 100 anos, desde a projeção do primeiro plano de urbanização em 1919 pelo engenheiro José Guedes Quinhones. A proposta é de analisar o desenvolvimento de Bissau, caraterizando a sua evolução e as tensões que criou, nas suas três fases: i) quando foi projetada pelos colonialistas portugueses para os portugueses (1919-1973); ii) quando foi tomada dos portugueses pelos guineenses até ao fim da Guerra Civil (1974-1999); iii) e as transformações por que está a passar hoje, revelando a reconstrução da identidade nacional (desde 2000).A análise terá um especial foco na forma da gestão tradicional do território, que varia nas dezenas de sociedades étnicas guineenses, e que, não raras vezes, conflitua com a gestão política. Existem exemplos de projetos urbanos que foram alterados porque o irã, entidade sobrenatural que personifica e protege o lugar, não quis ser incomodado, o que põe a nu a conivência do poder político com determinados poderes tradicionais e religiosos. E também será focado no uso do “chão”, que quase sempre costumava ser de carácter comunitário, mas que se alterou hoje com a terra a ter um valor económico. Estes dois fatores pesam muito na forma da conceção, apropriação/rejeição e gestão do espaço.

É de crer que não se pode fazer um urbanismo ou arquitetura funcional na Guiné-Bissau sem saber como o guineense apreende essas valências e sem entender o impacto da cultura tradicional na configuração dos espaços públicos

Link to DINÂMIA'CET-IUL identifying mission:

O DINÂMIA’CET–IUL desenvolve investigação multidisciplinar e comparativa sobre processos de mudança social, económica e territorial a nível nacional, europeu e internacional. É certificado e avaliado como Muito Bom pela FCT. O ISCTE-IUL faculta instalações e recursos necessários para a o desenvolvimento adequado do projeto de investigação e do plano de desenvolvimento de carreira do investigador. O DINÂMIA’CET-IUL tem ainda autonomia administrativa e financeira, integrando equipas altamente qualificadas em gestão de projetos, comunicação e processos, e qualidade dos serviços. Os investigadores do ISCTE-IUL têm acesso a uma atmosfera científica internacional que promove o intercâmbio e a colaboração internacional através de programas de estudos pós-graduados internacionais regulares, visitas de curta duração, workshops e seminários internacionais de destaque além-fronteiras. 

Main publications

Main projects

Last update

Contacts | Research | People

DINÂMIA'CET-IUL

Ed. ISCTE-IUL

Sala 2w4d Av.ª das Forças Armadas

1649-026 Lisboa

T. (+351) 210 464 031 | (+351)  210 464 197

E. dinamia@iscte-iul.pt

2017_FCT_H_cor.png