Collective

Principal Investigator

Coord. DINÂMIA'CET-IUL

Maria Assunção Gato

Partner Institutions:

funding institution

Câmara Municipal de Grândola

Research Group

Cities and Territories

Um Monumento para o Lousal - Arte Pública e Participação Cidadã

LOUSAL

presentation

Passados 30 anos sobre o encerramento da mina do Lousal, situada no concelho de Grândola, a comunidade desta aldeia mineira continua a perpetuar, no espaço e no tempo, identidades e memórias cujo referencial se mantém determinado pela história da mina e pelo seu quotidiano social e simbólico enquanto operários.

Patrocinado pelo Município de Grândola, o projecto de investigação-acção “Um Monumento para o Lousal” visa homenagear esta comunidade, investindo na valorização identitária do seu território através da Arte Pública. Trata-se de um processo de co-produção artística desenvolvido ao longo de várias sessões de trabalho entre uma equipa interdisciplinar de investigadores e a comunidade local, com o objectivo de projectar em conjunto e de raiz, três esculturas para a aldeia. Neste contexto, a Arte Pública assume-se não só como ferramenta de diálogo com o território e as memórias colectivas, mas também como elemento de valorização de um património material e imaterial identificador do Ser e do Saber Fazer das gentes do Lousal. Em 2018 concluiu-se o processo criativo que conduziu à elaboração de várias propostas escultóricas, sujeitas posteriormente à votação. Serão construídos e instalados de forma faseada os três projectos mais votados (1º em Maio 2019 e 3º em 2021).

Outputs & resources

TEAM

D'C-IUL Team:

Maria Assunção Gato e Pedro Costa

External Team:

Sérgio Vicente (coord.), Cristina Cruzeiro, Helena Elias, Filipa Ramalhete, Rogério Taveira, Fernando Fadigas, João Quintela, Joana Jordão

KEYWORDS

Contacts | Research | People

DINÂMIA'CET-IUL

Ed. ISCTE-IUL

Sala 2w4d Av.ª das Forças Armadas

1649-026 Lisboa

T. (+351) 210 464 031 | (+351)  210 464 197

E. dinamia@iscte-iul.pt

2017_FCT_H_cor.png