top of page

Collective

Untitled-1.jpg

starts

1/02/2020

Conclusion

31/12/2021

Principal Investigator

Ricardo Paes Mamede

Coord. DINÂMIA'CET-IUL

Ricardo Paes Mamede

Partner Institutions:

AICEP - Portugal Global; IAPMEI

funding institution

AICEP - Portugal Global; IAPMEI

Research Group

Governance, Economy and Citizenry

Inteligência Artificial na Gestão de Incentivos

IA-INCENTIVOS

presentation

O projecto, desenvolvido em colaboração com as agências públicas portuguesas IAPMEI e AICEP, pretende contribuir para a melhoria da gestão dos incentivos ao investimento empresarial, recorrendo a várias abordagens de aprendizagem automática que permitem identificar níveis de risco operacional e estratégico dos projectos, nas fases de análise de candidaturas e de verificação de pedidos de pagamento. O projecto deverá resultar na produção de scorings de risco que possam auxiliar as actividades de análise e verificação na gestão dos incentivos. Os principais tipos de risco a analisar incluem:


• Risco de anulação do projecto (antes ou depois do contrato, por iniciativa do promotor ou das autoridades públicas) 

• Risco de devolução de incentivo (por anulação do projecto, incumprimento do contrato, não certificação de adiantamento, inconformidade da despesa ou outros motivos) 

• Risco de não-utilização do incentivo aprovado 

• Risco de inclusão de despesas inelegíveis (nos pedidos de adiantamentos contra-factura, na certificação pagamentos intercalares ou nos pedidos de reembolso) 

• Não cumprimento das metas contratualizadas

Outputs & resources

TEAM

D'C-IUL Team:

Ricardo Paes Mamede,

External Team:

Liliana Marta Pinto Durão Oliveira, Francisco José Ferreira Rebelo Fernandes, Manuel Humberto Gonçalves Moura, António Lourenço Castilho dos Anjos, Ana Maria de Almeida, Elsa Cardoso, Luís Nunes, Raul Laureano, Ricardo Ribeiro, Susana Fernandes,

KEYWORDS

bottom of page