Collective

starts

Conclusion

Principal Investigator

Carolina Neto Henriques

Coord. DINÂMIA'CET-IUL

Carolina Neto Henriques

Partner Institutions:

DINAMIA'CET, Laboratório de Estudos Urbanos, Sporting Rio Seco, Local’s Approach, Academia de Jovens do Casalinho da Ajuda, In Situ - Laboratório de Intervenção em Arquitetura

funding institution

Programa BIP/ZIP Lisboa

Research Group

Cities and Territories

Incubadora Popular D'Ajuda

Incubadora Popular D'Ajuda

044

presentation

Projeto de desenvolvimento local que, a partir do 2 de Maio, dinamiza a economica, socioambiental de 3 territórios BIP - Bairro 2 de Maio, Casalinho e Rio Seco.

 

Serão promovidas aprendizagens individuais e coletivas com a criação de 3 pólos de cidadania e revitalização de fluxos económicos locais. O projecto prevê ainda a criação de um programa de aprendizagem comunitária, 3 lojas de participação, um Fórum de empreendedores que revitaliza a Feira do Galo (marco para a transição para a fase de sustentabilidade) e nova rotina comunitária. A Incubadora Popular d’Ajuda deverá ser capaz de sustentar as suas atividades através dos três pólos Bip, que servirão de catalisadores para mais iniciativas de educação popular, de intervenção urbana participativa, ações de formação, workshops, entre outros. O Fórum deverá ficar responsável por manter a dinamização anual da economia local da Feira do Galo. O projeto ajuda a consolidar o percurso do Casalinho e contamina o Rio Seco com as sementes de inovação Bip Zip.

Outputs & resources

A Incubadora é um processo de reforço do empoderamento comunitário baseado no desenvolvimento de projetos concretos e emancipadores. Terá intervenções de melhoria nos espaços físicos (arquitetónicos e urbanísticos), a criação de uma rede de polos de desenvolvimento comunitário (promotores de cidadania e participação) e o reforço de um sistema económico local de base comunitária (com projetos de empreendedorismo económico).

 

Estes projetos serão desenvolvidos com jovens, adultos e outros membros da comunidade, enquadrados pelas dinâmicas das associações locais, incluindo o Sporting do Rio Seco, com o apoio da Junta de Freguesia da Ajuda, a Locals Approach e a 4Change, que funcionarão como suportes agregadores de conhecimento e recursos para aumentarem a consistência da intervenção. O foco de intervenção estará centrado no Bairro 2 de Maio (que funcionará como catalisador de desenvolvimento e laboratório de experimentação comunitária/ambiental/urbana). Aproveitará as dinâmicas criadas no projeto Casalinho de Campeões (BipZip 2018). Irá ajudar a promover a capacitação comunitária e a coesão socioterritorial da Ajuda, valorizando o Alto da Ajuda. Criará uma rede integrada de pólos de desenvolvimento comunitário de base local nos 3 Bips da Ajuda, partindo do 2 de Maio, prosseguindo o investimento no Casalinho e ‘contaminando’ o Rio Seco.

O objectivo da Incubadora é principalmente promover a revitalização socioeconómica dos 3 BIP espacialmente próximos. Com base neste projeto pretende-se aumentar o potencial de participação cívica dos moradores, das famílias e das comunidades de vizinhança/bairro, a consciência ambiental, o seu poder de influência e decisão, a sua capacidade de gerar rendimento económico, de contribuir para a melhoria dos espaços públicos e privados, habitacionais e urbanos.

TEAM

D'C-IUL Team:

Carolina Henriques, Irina Gomes

External Team:

KEYWORDS

DINÂMIA'CET-Iscte

Ed. Iscte

Sala 2w4d Av.ª das Forças Armadas

1649-026 Lisboa

T.: (+351) 21 046 4031 | (+351) 210 464 197

E.: dinamia@iscte-iul.pt