Seminário: A crise da habitação nos Açores
- ritaneves3
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Terá lugar nos próximos dias 10, 11 e 12 de setembro, em Ponta Delgada, o Seminário: “A crise da Habitação nos Açores”, que incluirá uma conferência, workshops e visitas.
Trata-se de uma iniciativa que resulta de uma parceria envolvendo a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional dos Açores (OA.SRAZO), a Universidade dos Açores, através do Centro de Estudos Humanísticos (CEHu) e Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.UAc), a Novo Dia-Associação para Inclusão Social, a Habitat-Açores e a Cooperativa Nossa Vida, Nossa Casa.
O evento está a ser promovido no âmbito do projeto CARE(4)HOUSING, com o financiamento da FCT e sediado no DINAMIA'CET- Iscte.
A primeira parte da conferência incluirá a comunicação “O Direito à Habitação”, proferido pela Arquiteta Helena Roseta (online), a qual se seguirá de uma primeira mesa redonda “Como concretizar o Direito à Habitação?”, moderada pelo Cientista Político Paulo Fontes (UAc), contando com a participação do Sociólogo Fernando Diogo (UAc), o Psicólogo Hélder Fernandes (Novo Dia) e a Presidente do Conselho Económico e Social, Piedade Lalanda.
Na segunda parte da conferência, o Geógrafo Luís Mendes (CEG/IGOT-UL) abordará a “Crise de habitação, políticas públicas e alterações recentes à ‘lei dos solos’”, a qual se seguirá de uma segunda mesa redonda, moderada pela Jornalista Marta Silva, contando com a participação do Presidente da Associação de Municípios da RAA, Alexandre Gaudêncio, o Presidente da OA-SRAZO, Nuno Costa, a Socióloga Lídia Fernandes (DINAMIA’CET-ISCTE) e o Presidente da Associação Amigo dos Açores, Diogo Caetano.
A conferência, a ter lugar no dia 11 de setembro a partir das 14h00, propõe uma reflexão sobre o contexto histórico e político do problema habitacional, e questões como o planeamento urbano, o uso do solo e o acesso à habitação, procurando também identificar um conjunto de recomendações políticas no sentido de se concretizar o direito à habitação de forma universal, incondicional e acessível.
Comentários