top of page

Publicação Representação e Discurso na Arquitetura e no Território

Atualizado: 24 de mai. de 2023

Linha temática ‘Representação e Discurso na Arquitetura e no Território’ publica resultados relativos a seminários com estudantes de doutoramento


No âmbito da discussão das teses de doutoramento do programa ‘Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos’, foram produzidas, sob orientação de Paulo Tormenta Pinto, entre 2020 e 2022, na linha temática ‘Representação e Discurso na Arquitetura e no Território’, compilações dos trabalhos realizados. As compilações são agora editadas em livros digitais, com ISBN.


‘A Avenida da Liberdade - Entre o desejo positivista e as representações contemporâneas’, agrega o trabalho realizado em 2020, quando, depois de intenso debate, se tomou a territorialidade como ponto de contacto entre as várias teses. O boulevard fino-oitocentista de Lisboa, constituiu-se como eixo estruturante para um conjunto de textos, cujo suporte científico foi retirado das teses em curso. Em 2021, igual metodologia foi seguida, abordando-se, contudo, a questão da materialidade.


‘Materialidades Epistemológicas - Fundamentos e representações da pesquisa arquitetónica’, agrupa, assim, um conjunto de trabalhos através dos quais se procurou acertar o foco disciplinar das teses, em relação ao campo da arquitetura. Por último, ‘No Ar – Arquiteturas em podcast’, corresponde ao trabalho desenvolvido em 2022, o qual consistiu na exploração metodológica da disseminação científica para novos suportes, rompendo com as tradicionais produções em forma de artigo escrito.


Em ‘No Ar’, os estudantes traduziram as suas investigações para podcasts, trabalhando o ambiente sonoro e a realização das várias peças radiofónicas. O resultado, acabou ser reconhecido, pela equipa curatorial do projeto ‘Sound it’, liderada por Pedro Campos Costa, criando-se a oportunidade de exibir os resultados na instalação afeta ao projeto, exposta na Garagem Sul do CCB.


Estas publicações pretendem estimular os estudantes ao debate e ao entendimento de que cada tese se pode constituir como laboratório para o estabelecimento de diálogos. As compilações agora publicadas, produzem por-si-só direções e caminhos para novos projetos, contribuindo para aumentar o pensamento crítico subjacente ao trabalho desenvolvimento no DINÂMIA'CET-Iscte.





bottom of page