top of page

Políticas públicas de emprego dirigidas aos jovens

Atualizado: 15 de mar. de 2022


Semana de conferências

Políticas públicas de emprego dirigidas aos jovens



As políticas públicas de emprego dirigidas aos jovens ganharam uma importância redobrada a partir da crise de 2008, período que ficou marcado por um aumento muito rápido do desemprego jovem. Desde então têm-se desenvolvido políticas que visam melhorar a inserção dos jovens no mercado de trabalho. A crise provocada pela pandemia COVID-19 veio novamente mostrar a importância destas políticas, na medida em que os jovens foram mais afetados pelos efeitos da crise. Nesta semana decorrem vários eventos relacionados com esta temática, sendo que a sua organização resulta de uma parceria entre o projeto Track-IN | Public employment services tracking effectiveness in supporting rural NEETs, financiado pelo Youth Employment Fund das EEA & Norway Grants, coordenado pelo Centro de Investigação e Intervenção Social do Iscte, e o Observatório do Emprego Jovem, financiado pela FCT, coordenado pelo DINÂMIA'CET-Iscte.



Descrição das Conferências

Consulte o programa

05 de Abril | 10h00 - 17h30

Grande Auditório Iscte

Transição dos NEETs rurais para o mercado de trabalho – o papel dos Serviços Públicos de Emprego


A conferência "Transição dos NEETs rurais para o mercado de trabalho - o papel dos serviços públicos de emprego" é uma iniciativa do projeto Track-IN | Public employment services tracking effectiveness in supporting rural NEETs, financiado pelo Youth Employment Fund das EEA & Norway Grants, coordenado pelo Centro de Investigação e Intervenção Social do Iscte. A conferência focará aspetos como as novas tendências de emprego jovem, as particularidades da transição para o mercado de trabalho em meios rurais ou de baixa densidade ou os impactos e possibilidades oferecidas pela digitalização dos serviços de emprego. Entre outros convidados nacionais e internacionais, o evento contará com intervenções de Massimiliano Mascherini (Diretor da Unidade de Políticas Sociais do Eurofound), Niall O’Higgins (Organização Internacional do Trabalho), Francisco Simões (Investigador do Cis e coordenador do projeto Track-IN) ou Paulo Marques (Diretor do Observatório do Emprego Jovem – Iscte).


Inscrição obrigatória aqui


07 de Abril | 15h00 - 17h30

Auditório Afonso de Barros - Iscte

Garantia Jovem e Políticas de Emprego em Portugal: Promovendo o diálogo entre a universidade e os atores das políticas públicas


A conferência "Garantia Jovem e Políticas de Emprego em Portugal: Promovendo o diálogo entre a universidade e os atores das políticas públicas" é uma iniciativa organizada pelo Observatório do Emprego Jovem em parceria com oprojeto Track-IN | Public employment services tracking effectiveness in supporting rural NEETs.


O objetivo principal da iniciativa é promover uma reflexão conjunta entre académicos e atores das políticas públicas sobre as políticas públicas de emprego dirigidas aos jovens. Será dada particular atenção à Garantia Jovem, uma importante medida de política pública lançada em 2013 pela União Europeia para combater o desemprego jovem, medida que foi reforçada em 2020 para lidar com os efeitos negativos provocados pela pandemia COVID-19 no mercado de trabalho.


Neste evento participarão académicos e atores das políticas públicas.



bottom of page