top of page

Paulo Tormenta Pinto em entrevista para a Antena 1

Atualizado: 7 de mai.

Paulo Tormenta Pinto esteve na Antena 1 para falar sobre o livro que foi lançado recentemente "Os Grandes Trabalhos e o Desejo da Cidade de Exceção".


Ouvir entrevista Antena 1 aqui


Denominámos este livro com este subtítulo Cidade de Exceção porque grande parte destes processos que envolvem política de cidades, que envolvem política urbanística, foram desenvolvidos com mecanismos de exceção, procurando encontrar formas de antecipar, de resolver, de concretizar, digamos, objectivos de transformação do território.

Este livro explora os processos políticos e urbanísticos que moldaram Portugal nas últimas décadas. Muitos desses processos foram desenvolvidos com mecanismos de exceção, visando antecipar e concretizar objetivos de transformação do território.


Na entrevista, Paulo Tormenta Pinto refere que o livro resulta do projeto de investigação "Os Grandes Trabalhos" e foca num período particular do urbanismo português, que teve início nos anos 90 e teve seu ápice na Expo 98, seguido por uma série de iniciativas nacionais, como o Programa Polis, que disseminou os conceitos da Expo por várias cidades do país. O livro destaca um fenômeno social emergente durante esse período, que os autores chamam de "Homo Expo", caracterizado por um perfil de usuário mais exigente e consciente do espaço urbano ao seu redor.


Na entrevista, Paulo Tormenta Pinto expressa preocupações sobre uma possível construção desenfreada, destacando a necessidade de um trabalho crítico para equilibrar o papel das construtoras e dos arquitetos na planificação urbana. Com o advento do Plano de Recuperação e Resiliência, que visa resolver problemas como o da habitação, Paulo Tormenta Pinto alerta para uma mudança de paradigma e para a importância de não comprometer os padrões de qualidade. Por fim, chama a atenção para impacto do turismo no desenvolvimento urbano e enfatiza a necessidade de promover uma descentralização e de criar novas narrativas para garantir um desenvolvimento equilibrado em todo o país.


O livro editado por Paulo Tormenta Pinto e Ana Brandão e foi publicado pela editora Circo de Ideias.

コメント


bottom of page