top of page

O Mercado de Trabalho dos Jovens em 2022

OEJ lança 10 novos Indicadores-Chave, com destaque para a caracterização dos setores de atividade




Já pode consultar, no site do Observatório do Emprego Jovem, os 10 indicadores-chave do mercado de trabalho dos jovens. Utilizando dados recentemente divulgados pelo Eurostat para 2022, os novos indicadores são apresentados de forma inovadora e interativa.


Os dados sobre taxa de desemprego, jovens em situação de NEET, trabalho não-permanente, trabalho em part-time e salários mínimos passam a incluir opções de desagregação por sexo e nível de educação, entre outros; as políticas ativas do mercado de trabalho podem ser consultadas por tipo de medida, e os salários medianos são acompanhados pelos salários médios e por uma medida de desigualdade salarial de género.


Além disto, novos indicadores apresentam a evolução do nível de escolaridade da mão-de-obra no país, assim como a caracterIzação dos principais setores de atividade em termos de igualdade de género, qualificação dos trabalhadores, e estabilidade dos contratos.


Este último é focado enquanto Indicador em Destaque na página inicial do site do OEJ. O eixo vertical regista a dimensão dos setores, em milhares de trabalhadores (até aos 24 anos de idade), e o eixo horizontal mede, consoante o filtro selecionado, a percentagem de mulheres, de graduados do ensino superior, ou de contratos não-permanentes de cada setor. Assim, permite identificar os setores mais relevantes no emprego jovem e as condições que oferecem.

bottom of page