top of page

O Acto Ciênsivel - Seniores e Arte Digital Apresentação Interdisciplinar


16 Dezembro às 18h00 | Teatro Armando Cortez | Lisboa - Entrada Livre


Poderá a arte ajudar a conceber uma vivência sénior com mais qualidade de vida? Como criar experiências digitais mais humanizadas e inclusivas? E pode a inteligência artificial generativa ser um catalisador para representar e evocar memórias, sonhos e novos imaginários? Através de uma perspetiva centrada no ser humano, estas questões foram investigadas por uma equipa interdisciplinar onde se cruzaram competências e conhecimentos numa série de oficinas de desenho, dança, olfato e música, permitindo um espaço de observação e co-criação de arte digital com seniores da Casa do Artista.


Foram desenvolvidas experiências que permitiram pessoas com mais de 75 anos a criação de música e visuais generativos através do simples movimento das mãos ou a recriação de memórias passadas através de imagens geradas por IA. Exercícios que podem contribuir para o estímulo cognitivo, motor e social das pessoas séniors.


Sábado, dia 16 de dezembro às 18h00 no Teatro Armando Cortez em Lisboa, serão apresentados uma série de pequenos filmes que documentam este processo criativo com a presença dos mentores das oficinas. O evento conclui com uma discussão sobre o impacto do projeto, moderada por Sara Ramos do ISCTE e pela curadora Joana Seguro, com a equipa técnica da Casa do Artista.


“O Ato Ciênsivel” é um projeto piloto, experimental e inovador em estreia mundial. Este é um convite que se estende ao público em geral e, ainda, artistas, investigadores, profissionais de saúde, familiares e amigos dos residentes, para celebrarmos um diálogo onde todos possam contribuir!


PROGRAMA:

● 18h00 - Mensagem de boas vindas, Direcção da Apoiarte, Casa do Artista

● 18h10 - Introdução ao projecto pelo artista Rudolfo Quintas

● 18h20 - Visionamento curtos filmes sobre as oficinas, realizados por Aya Koretzky com a presença de co-criadores das oficinas para perguntas e respostas: Daphné Bugey, Hugo Marmelada, Joana Reais e Niklas Fricke.

● 19h30 - Conversa sobre impacto, moderada por Sara Ramos e Joana Seguro, com Joana Figueiredo, Diretora de Serviços da Casa do Artista, Ricardo Madeira, Animador Sociocultural da Casa do Artista, Óscar Cruz residente sénior e o público.

bottom of page