top of page

LANÇAMENTOS LIVROS COST ACTION European Middle-Class Mass Housing

Atualizado: 14 de fev.




No CCB no dia 23 de fevereiro pelas 18.30h decorrerá o lançamento de quatro livros realizados no âmbito da COST ACTION European Middle-Class Mass Housing (MCMH-EU).


Neste evento serão apresentadas diversas publicações que apostam na divulgação dos conteúdos produzidos na CA18137 sobre: 1) Documentar o MCMH, 2) Conceitos e Léxico do MCMH e 3) Políticas públicas envolvidas nos bairros MCMH. Um quarto volume explora a transposição do tema científico para o público infantil.


Para além das palavras das coordenadoras do projeto Ana Vaz Milheiro (Iscte-IUL) e Gaia Caramellino (Politecnico di Milano), contar-se-á com a presença dos editores do livro, de forma presencial ou online.


Este lançamento insere-se no âmbito do programa paralelo da exposição "Habitar Lisboa".





SINPOSE

Após a segunda guerra, a maioria das cidades europeias sofreram um boom demográfico. Consequentemente, novos bairros nos subúrbios dos centros históricos começaram a distinguir-se pelo seu ambiente moderno, novos equipamentos, áreas verdes abundantes. Estes bairros eram essencialmente constituídos por habitação e destinavam-se às novas classes médias. O fenómeno, contudo, não foi igual em todos os países europeus, e as políticas decorrentes da então "guerra fria" iriam ter grande repercussão. Uma rede de investigadores que trabalham na Europa sobre temas ligados à habitação em massa para a classe média apresenta três livros que incidem sobre as vertentes da documentação histórica, do léxico aplicado ao alojamento e das políticas públicas. Um quarto volume tem um enfoque especial, já que se destina a introduzir o tema de como habitar estes bairros construídos a partir de 1950 entre o público infantil. Pretende-se, através de um discurso direto, incluir as comunidades europeias no debate sobre a habitação através do reconhecimento do impacto que estes bairros, muitas vezes mal-amados pelas populações e políticos, tiveram nos imaginários urbanos mais recentes.

bottom of page