top of page

Lançamento de livro

Atualizado: 17 de mar. de 2023



No dia 23 de Março às 17h30 vai ter lugar na Livraria Almedina do Atrium Saldanha, a apresentação do livro "A persistência da Desvalorização do Trabalho e a Urgência da sua Revalorização" coordenado por Maria da Paz Campos Lima e José Castro Caldas.


A apresentação será feita por Manuel Carvalho da Silva, professor e ex-secretário-geral da CGTP-IN

_________


Sobre o livro

Este livro analisa os processos de desvalorização salarial ocorridos em Portugal entre a crise internacional de 2008 e a atualidade. Examina em particular a reconfiguração das instituições de enquadramento das relações laborais, da especialização produtiva e da estrutura do emprego. Além das análises transversais de âmbito nacional e de comparação internacional, um dos contributos do livro é a análise dos impactos variegados das mudanças económicas/institucionais ao nível setorial e ao nível das empresas, tendo em consideração as políticas salariais e a negociação coletiva.


Partindo da conjetura de que a reconfiguração institucional regressiva associada às políticas de “desvalorização interna” do período de intervenção da Troika pode ter acelerado um processo de desvalorização cumulativa do trabalho, os vários capítulos do livro examinam os seus impactos envolvendo perdas de competência e aptidão, retração de investimento, aumento das desigualdades económicas e quebra demográfica.

bottom of page