top of page

Investigação "A bomba-relógio da abstenção" vence Prémio de Ciberjornalismo 2024

Atualizado: há 5 dias


O projeto "A Bomba Relógio da Abstenção", desenvolvido pela DIVERGENTE em parceria com a Rede Europeia de Jornalismo de Dados (EDJNet) e o DINÂMIA’CET-Iscte, foi distinguido como o melhor trabalho na categoria Infografia Digital nos Prémios de Ciberjornalismo 2024. A cerimónia de entrega aconteceu durante o VIII Congresso Internacional de Ciberjornalismo, realizado entre os dias 20 e 21 de novembro, no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A colaboração do DINÂMIA'CET-Iscte neste projeto é protagonizada pelos investigadores Margarida Perestrelo e Sebastião Ferreira de Almeida que contribuiram no suporte metodológico e análise de dados aplicados ao território Europeu, bem como do investigador Ricardo Venâncio Lopes ao nível da reportagem.


Esta premiação reconhece o mérito de uma investigação que cruza jornalismo de dados e ciência para responder a questões cruciais: quais os fatores que levam à abstenção eleitoral? Quais as características dos territórios com maior desinteresse pelo voto? E como reaproximar os cidadãos dos processos democráticos?


Para Sebastião Ferreira de Almeida, este reconhecimento é "uma validação do impacto que a colaboração interdisciplinar pode ter na compreensão de fenómenos complexos".


Um retrato profundo da abstenção na Europa


O projeto, que envolveu a análise de dados de 27 países europeus ao longo de 50 anos, mapeou o comportamento eleitoral de mais de 350 milhões de eleitores em 85 mil freguesias. A investigação identificou padrões e tendências, cruzando dados eleitorais com variáveis demográficas e socioeconómicas. Em Portugal, as reportagens conduzidas pela DIVERGENTE em dez freguesias com os níveis mais elevados de abstenção trouxeram à superfície as histórias e desafios enfrentados pelas comunidades locais, permitindo uma compreensão do fenómeno para além da esfera da estatística.


Sebastião Ferreira de Almeida salienta ainda "o potencial do trabalho em rede para ampliar a disseminação do conhecimento e promover uma sociedade mais inclusiva."


Este prémio sublinha o papel crucial do jornalismo de dados na construção de narrativas que vão além dos números, aproximando os cidadãos das realidades políticas e sociais que moldam as suas vidas. "A bomba-relógio da abstenção deixa uma marca importante no debate sobre a democracia europeia, abrindo caminho para novas reflexões e soluções futuras

Comments


bottom of page