top of page

homenagem a vítor matias ferreira

Atualizado: 10 de fev. de 2021


17 de Fevereiro de 2021

Online



A conferência internacional ‘Grand Projects - Urban Legacies of the Late 20th Century’ abrirá no dia 17 de fevereiro, com a sessão de homenagem ao Prof. Vítor Matias Ferreira e uma mesa-redonda sobre as transformações urbanas e territoriais das últimas décadas e as novas oportunidades de investimento.

Organizada pelo DINÂMIA’CET - Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, a conferência irá decorrer, entre 17 e 19 de Fevereiro em formato online a partir do Iscte.


A sessão inaugural da conferência contará com um tributo ao Professor Vítor Matias Ferreira, Professor emérito e Catedrático de Sociologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, uma das personalidades mais ativas na investigação sobre o projeto urbano da EXPO’98, com o Observatório "Expo'98 em Lisboa: observar enquanto se realiza".


A mesa-redonda “As cidades em Portugal: entre a EXPO’98 e o Plano de Recuperação para a Europa” será moderada por Nuno Grande, professor de arquitetura na Universidade de Coimbra e membro da comissão científica da conferência. Nela irão intervir o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes; o presidente da Ordem dos Arquitetos, Gonçalo Byrne; e Ricardo Paes Mamede, professor de economia política do Iscte.

A conferência contará ainda com outros oradores convidados: Claire Colomb, Josep Acebilo, Manuel Salgado, Christian Schmid e Jean-Louis Cohen, para além das sessões paralelas com comunicações de investigadores selecionados.

A sessão do primeiro dia será aberta a todos, enquanto as restantes estão sujeitas a inscrição na conferência.


Live stream da Sessão de Abertura e Tributo ao Professor Vitor Matias Ferreira


Live stream da Mesa Redonda - As cidades em Portugal: entre a EXPO’98 e o Plano de Recuperação para a Europa


bottom of page