top of page

evento interno

Atualizado: 14 de jun. de 2020

O DINÂMIA’CET celebra no ano 2020 um triplo aniversário: 40 anos do Centro de Estudos Territoriais, 31 anos do DINÂMIA, e 10 anos do DINÂMIA’CET unidade orgânica do ISCTE. Como anunciado no encontro de reflexão estratégica dos investigadores do DINÂMIA’CET de 15 de fevereiro, este triplo aniversário será assinalado em 15 e 16 de dezembro pela conferência


Entre Transições 40 Anos do DINÂMIA’CET Retrospetivas – Transversalidades – Perspetivas


Esta conferência aberta ao público incluirá intervenções de investigadoras/es do Centro, assim como de convidados/as externos/as. Pretende-se que seja um momento de balanço do trabalho realizado, e de enunciação e densificação do programa que o Centro pretende desenvolver, com a ambição de avançar o conhecimento sobre os desafios imediatos e futuros.


Além da oportunidade de celebração, a conferência será mais um passo na afirmação da vocação do DINÂMIA’CET – que tem a especificidade, convém recordá-lo, de ser uma unidade de investigação temática, e não disciplinar – no estudo da mudança socioeconómica e na construção de ferramentas e projectos incidindo sobre esta temática.


A pandemia da Covid-19 e as suas consequências serão provavelmente um tema a abordar. No entanto, os debates sobre a saída da crise sanitária – outras transições – vão requerer capacidade de distanciamento, imaginação e ferramentas de análise fiáveis. Investigadores em ciências sociais apenas o poderão conseguir fazendo o que pretendemos fazer na ocasião desta conferência: apreciar no seu conjunto os dados que recolhemos no longo prazo, e os conceitos que elaborámos para a sua análise e interpretação; aproveitar as lições retiradas de 40 anos de investigação sobre as grandes questões societais emergentes.


Call

Nesta perspetiva, convida-se as/os investigadoras/es do DINÂMIA’CET a submeter propostas de comunicações (duração previsível 15 minutos) para esta conferência (títulos e resumos alargados até 1000 palavras, em português ou inglês) – até 1 de julho.


Gostaríamos de deixar ampla margem de liberdade às/aos interessadas/os na conceção destes contributos. As comunicações poderão ser individuais ou coletivas; de carácter retrospetivo ou prospetivo; e incidir sobre temas, terrenos empíricos, conceitos ou outras dimensões contempladas nas atividades de investigação do DINÂMIA’CET. Ressalvamos duas expectativas:


  • que sejam contributos transversais, ou seja interdisciplinares, reunindo preferencialmente autores de diferentes grupos de investigação, baseando-se em vários projetos, ou valorizando outras formas de diversidade;

  • que estabeleçam ligação com uma ou mais linhas temáticas integradoras do DINÂMIA’CET.


Avaliação das Propostas


Decorrerá até 15 de julho, sendo coordenada pela equipa de dinamização das Linhas Temáticas Integradoras e monitorizada pela comissão científica do DINÂMIA’CET. O programa da conferência será desenhado em função das propostas aceites e da participação de convidados, com tempos de debate do conjunto dos contributos, envolvendo em particular personalidades externas.

A equipa de dinamização das Linhas Temáticas Integradoras está à disposição das/dos interessadas/os para examinar ideias de propostas e fazer sugestões na perspetiva de uma melhor articulação com os objetivos da conferência.


A equipa de dinamização das Linhas Temáticas Integradoras

Lisboa, DINÂMIA’CET, 5 de março de 2020

Atualizado a 8 de junho de 2020

bottom of page