top of page

Escutar o Convento – Projeto TRANSHERITAGE – 9 de março 2024


A segunda atividade do projeto TRANSHERITAGE – “Escutar o Convento” - teve lugar no Espaço AQUI (Convento da Terra – Torrão), a 9 de março, juntando as equipas portuguesa e norueguesa (de Fana) e contando, mais uma vez, com a participação ativa da comunidade local.


O dia dividiu-se em três momentos distintos. De manhã, foi exibido um vídeo com registos da atividade “Claustro Aberto”, que ocorreu a 24 de fevereiro, o que possibilitou mais um momento de partilha e de registo de memórias entre todos e a construção e preenchimento de um Atlas da Memória destes espaços. A equipa de Fana aproveitou também para apresentar o seu território e tomar contacto com a realidade portuguesa. Após o almoço, foi facilitada uma oficina de cocriação, para promoção de debate e de reflexão de ideias para reabilitação e recuperação do património religioso da freguesia, criando espaços de diálogo e de construção de propostas de intervenção para estes espaços. Ao final da tarde, a organização convidou os participantes a assistirem a duas atuações na antiga Igreja do Convento de Nossa Senhora da Graça: uma performance de Carolina Vasconcelos e a apresentação de cantares locais por parte do coro feminino de cante alentejano da Universidade Sénior.





Os três momentos possibilitaram uma reflexão aprofundada sobre o património religioso do Torrão, demonstrando a sua importância na construção da memória e identidade coletivas da comunidade.

bottom of page