No próximo dia 17 de novembro vai ter lugar no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, no Auditório B204, a sessão de lançamento do livro "Economia do Trabalho: Mercados e Instituições" coordenado por Helena Lopes e João Cerejeira. O evento irá ter início às 15:00. A entrada é livre.
A sessão será apresentada por Maria João Rodrigues, Presidente da Foundation for European Progressive Studies (FEPS) e ex-Ministra do Emprego.
Este livro é um manual académico sobre a Economia do Trabalho aplicada à realidade portuguesa que trata temas como a participação feminina no mercado de trabalho, a evolução dos salários e da produtividade, o prémio salarial da educação, e o impacto das tecnologias digitais. Chama também a atenção para o papel e a responsabilidade dos economistas no desenho das políticas públicas.
Sinópse
Urge valorizar a economia do trabalho como domínio científico. Com efeito, as transições ecológica e digital conferem ao trabalho uma relevância económica, social e política absolutamente central. Por isso, a qualidade do trabalho e do emprego, o combate ao desemprego, os baixos salários, as crescentes desigualdades económicas e a aceleração da mudança tecnológica estão hoje no centro do debate público. O trabalho e o emprego determinam profundamente tanto as condições de vida dos cidadãos como a capacidade produtiva das economias.
Este Manual pretende contribuir para uma compreensão rigorosa dos fenómenos relativos ao mundo do trabalho e para a sua adequada regulação. Distingue-se dos manuais existentes, tanto em lingua portuguesa como em lingua inglesa, pelas seguintes características: pluralismo teórico (abordagens neoclássicas, keynesianas e institucionalistas), articulação entre apresentação dos quadros teóricos e ilustração e dados empíricos, foco na realidade portuguesa (na regulação do mercado de trabalho português, nas taxas de retorno do investimento em educação, na precariedade da situação das mulheres e dos jovens), análise das questões cruciais do nosso tempo (desigualdades e transição digital), chamada de atenção para o papel e a responsabilidade dos economistas no desenho das políticas públicas.
Commenti