top of page

DINÂMIA'CET-Iscte debate o envelhecimento

Investigadores reúnem-se para partilhar perspetivas sobre investigação na área do envelhecimento


Um grupo de investigadores do DINÂMIA'CET-Iscte esteve reunido na última segunda-feira, dia 19 de setembro, para trocar experiências e perspectivas sobre a área do envelhecimento. Destacou-se o grande potencial que o tema tem para os três grupos de investigação do DINÂMIA'CET-Iscte, e a particular relevância do envelhecimento populacional para o estudo sobre a mudança socioeconómica e o território. Correntemente, há projetos em curso que relacionam o envelhecimento da população com as trajetórias profissionais, a questão da habitação, o impacto da precariedade ao longo da vida, e ao tema dos cuidados.

O encontro também contou com a apresentação do primeiro rascunho do relatório intercalar elaborado no âmbito do projeto Envelhecer em Cascais, coordenado pelo DINÂMIA'CET-Iscte em parceria com o CIS, e que tem como objetivo propor uma estratégia e um plano de ação para o envelhecimento, a velhice e as políticas sociais no concelho. O projeto parte da perspectiva do envelhecimento crítico e do paradigma das cidades e comunidades amigas do envelhecimento da Organização Mundial da Saude (OMS), e adoptou uma estratégia de investigação com o foco nos princípios da investigação-ação e da co-participação.

Ainda sem um modelo de funcionamento definido, ficou estabelecida a criação de uma mailing list (que pode ser subscrita aqui) e a realização de um novo encontro durante o inverno.

תגובות


bottom of page