top of page

Conferência Internacional KISMIF ‘DIY "Cultures, Democracy and Creative Participation"

SUBMISSÃO DE RESUMOS

De 20 de agosto de 2023 a 15 de março de 2024.

 

DATAS

Warm Up: 08 de julho 2024KISMIF Summer School 2022: 09 de julho 2024KISMIF

Conference: 10-13 de julho 2024


Coordenadores: Andy Bennett e Paula Guerra




O ano de 2024 marca o 10º aniversário do KISMIF e o 50º aniversário da Revolução dos Cravos em Portugal. Além disso, recordando a recente perda de Howard S. Becker, a Conferência KISMIF dedicará uma das suas linhas temáticas a contribuições científicas à obra de Becker, com o intuito de reconhecer o potencial transformador e inovador da sua investigação sociológica, destacando a importância do conceito de art worlds – entre outros – que desenvolveu e que – desde 2014 – tem servido de mote para a organização deste vasto mundo internacional conferência. Como tal, a KISMIF 2024 servirá como uma ocasião crucial de reunião e celebração. Servirá também como um momento importante para o lançamento formal da nova revista SAGE DIY, alternative cultures and society.


A Conferência KISMIF 2024 oferece um fórum  único no qual os participantes podem discutir e compartilhar informações sobre culturas alternativas e práticas de DIY de todo o mundo. KISMIF centra-se em práticas culturais muitas vezes opostas a formas mais convencionais, produzidas em massa e mercantilizadas de produção e mediação cultural e às ideologias anti-hegemónicas em torno de políticas estéticas e de estilo de vida que são tipicamente incorporadas na cultura DIY. KISMIF é a primeira e, até à data, única Conferência no mundo que examina a teoria e a prática da cultura DIY como uma forma cada vez mais significativa de prática cultural num contexto global. A conferência tem uma abordagem multi-/transdisciplinar, aceitando contribuições de académicos, artistas e ativistas envolvidos em todos os aspetos de cenas alternativas e culturas DIY, e baseada em várias metodologias – análises quantitativas, qualitativas e multi-metodológicas. O objetivo é discutir não só a música, mas também outros campos artísticos como cinema e vídeo, graffiti e street art, teatro e artes cênicas, literatura e poesia, rádio, programação e edição, design gráfico, ilustração, desenhos animados e comics.


Procurando responder ao desejo reiterado por investigadores, artistas e ativistas presentes em edições anteriores da Conferência KISMIF, o sétimo KISMIF centrar-se-á em ‘Culturas DIY, Democracia e Participação Criativa’. Como já foi referido, a sétima edição da Conferência KISMIF marcará dois marcos decisivos:  a primeira, a Conferência KISMIF completa dez anos de existência, a segunda, diz respeito à celebração dos 50 anos do fim da ditadura em Portugal. Estes dois marcos marcam também a relação temática com a democracia e a participação criativa – dois temas que norteiam a Conferência KISMIF. Desta forma, a Conferência KISMIF procura lançar uma questão sobre as formas como a arte, a cultura e a criatividade podem ser interpretadas como um ato político, face à existência, na contemporaneidade, de múltiplas formas de intervenção e resistência que, por sua vez, estão associadas a modos emergentes de DIY.

bottom of page