top of page

Conferência - Community Land Trust


No próximo dia 31 de Maio vai ter lugar no Auditório Silva Leal do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, a Conferência Community Land Trust com uma programação que conta com um workshop e palestras sobre o tema, servindo de lançamento à discussão desta forma de produzir habitação no nosso país, que atravessa uma grave crise neste campo.

Com experiências pioneiras nos Estados Unidos e Reino Unido, algumas com décadas de sucesso comprovado, o CLT (Community Land Trust) é uma forma de uso e propriedade coletiva da terra, que a retira do mercado especulativo como forma de garantir habitação acessível de forma permanente. Na atualidade, países da UE apostam neste modelo e o CLT de Bruxelas, premiado pela UN-Habitat em 2021 com o World Habitat Gold Award, virá partilhar conosco a sua experiência. A participação na conferência é livre, mas a participação no workshop necessita de inscrição, que pode ser solicitada através do e-mail ana_carolina_farias@iscte-iul.pt. As visitas já estão esgotadas.


O programa pode ser consultado aqui


A conferência é promovida pelo projeto académico, intitulado Care(4)Housing - A care through design approach to address housing precarity in Portugal | Cuidar (d)a Habitação. Uma abordagem à precariedade habitacional em Portugal através do cuidado pelo desenho, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/ART-DAQ/0181/2021).

bottom of page