top of page

Ciclo de Conferências - Século XIX Revisitado

Atualizado: 22 de fev.



Próximas conferências



5 de Março - 14h:30 | Auditório 4 - Iscte, Ed.1


ELIANA SOUSA SANTOS


Banister Fletcher: história da arquitectura por arquitectos/as

A sequência de edições do livro A History of Architecture de Banister Fletcher demonstram um século de transformação do campo da história da arquitectura. A primeira edição, com o subtítulo A Comparative Method, foi publicada em 1896. A vigésima segunda, e mais recente, edição com o título Sir Banister Fletcher’s Global History of Architecture (2019), conta com mais de 80 autores e pretende construir uma história da arquitectura global e detalhada.


Nota Biográfica


 

12 de Março - 14:30 | Auditório JJ Laginha - Iscte, Ed.1


ANA VAZ MILHEIRO


Brasil Pitoresco. Narrativas europeias sobre as cidades do novo mundo no século XIX

Esta conferência aborda o modo como viajantes ocidentais, procedentes do que hoje identificamos como Norte Global, olharam para as cidades brasileiras durante Oitocentos, o século que consolidou a independência da jovem nação sul-americana. Toma de empréstimo o álbum Brazil Pittoresco (1961), primeira edição fotográficas sobre o país, da autoria do jornalista Charles Ribeyrolles (1812-1860) e do fotografo Jean-Victor Frond (1821-1881). Foi apoiada pelo Imperador D. Pedro II visando projectar uma imagem progressista sobre o Brasil na exposição Universal de Londres de 1862. O recurso a este livro é somente ilustrativo, uma vez que o que se propõe aqui, é analisar as diversas “urbanidades” brasileiras lançadas por narrativas europeias. A apresentação divide-se em quatro partes, abrindo com uma breve introdução à origem de sublime e de pitoresco que medeiam o contacto com as paisagens construídas da época. As viagens referenciadas normalizaram-se com a instalação da corte portuguesa e a abertura internacional dos portos, em 1808, prosseguindo com a independência, pós 1822, e depois com a implantação da República (1889). Mesmo que “a vista palpitasse...o grande esforço”, admitia Ribeyrolles, era a “guerra ao desconhecido”, entendido como o que permanecia fora da racionalidade europeia. O Brasil urbano seria sem dúvida um desafio: “Há no mundo galeria mais rica...do que essa mistura de raças que traficam nos portos, nos mercados, nas praças públicas?” A partir de fontes variadas, como literatura de viagem, jornais, processos de obras e iconografia expõe-se a perplexidade causada pelas cidades brasileiras no que ofereciam de dissemelhante a estes observadores em trânsito.


Nota Biográfica


 

20 de Março - 14:30 | Auditório C1.04 - Iscte, Ed2


JÚLIA VARELA

Palacete Leitão: uma villa suburbana


O Palacete Leitão foi construído entre 1904 e 1909 no Alto do Parque Eduardo VII, segundo projecto de Nicola Bigaglia. Casa isolada sobre o lote, com amplos espaços abertos no seu entorno, o Palacete Leitão é um testemunho de um projecto de cidade traçado nos finais do século XIX, numa zona central de um núcleo urbano em expansão e que se constituía como o prolongamento natural da cidade consolidada, para Norte. Cruzando urbanismo, tipologia, arquitectura e ornamento, propõe-se uma leitura deste objecto enquadrando-o nos modelos da arquitectura doméstica tardo-oitocentista, em particular num novo modo de habitar doméstico e urbano: a villa suburbana. 


Nota Biográfica

 

17 de Abril - 14:30 | Auditório C1.04 - Iscte, Ed2


JOÃO QUINTELA

Da lógica estrutural à poética espacial através dos conceitos de forma-núcleo e forma-artistica


 

Sobre o Ciclo

O século XIX é muitas vezes entendido do ponto de vista da História da Arquitectura como uma espécie de “catapulta” para o século XX, ou, noutro sentido, como um hiato entre o Iluminismo e o Modernismo. No entanto, neste século de rápidas transformações e numa Europa palco de uma verdadeira revolução industrial, política, cultural e social, foram feitas algumas das experiências arquitectónicas e urbanísticas mais relevantes de sempre, protagonizadas pelos que então procuravam responder a uma sociedade em ebulição. Estações ferroviárias, óperas, museus e prisões são apenas alguns dos novos programas a que havia que dar resposta, ao mesmo tempo que se procurava criar um novo modelo de cidade. 


Século XIX Revisitado consiste num conjunto de cinco conferências que procura abarcar a complexidade deste período, reunindo investigadores tão notáveis como Maria Pia Fintana, Miguel Mayorga, Eliana Sousa Santos, Ana Vaz Milheiro, Júlia Varela e João Quintela. Centrando a discussão em cinco temas principais – de Lisboa ao Brasil; do Palacete Leitão ao plano para Barcelona, de Gotfried Sempe a Banister Fletcher – procura-se analisar os modelos propostos, não apenas do ponto de vista histórico, como também a partir de um olhar contemporâneo, aferindo a sua eventual actualidade e vigência. Marta Sequeira – que apresentará cada uma das sessões e moderará o debate final com o público – é a curadora deste ciclo, organizado no âmbito do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura do Iscte Instituto Universitário de Lisboa em Portugal.


Século XIX Revisitado é aberto ao público em geral, e a entrada é livre.




bottom of page