top of page

Bolsa Marie Skłodowska-Curie atribuída a nuno grancho


Nuno Grancho, investigador integrado do Dinâmia’cet_Iscte e investigador no Departamento de Arquitectura e Urbanismo do Iscte_ Instituto Universitário de Lisboa, teve atribuída uma Marie Skłodowska-Curie Postdoctoral Fellowship financiada pela União Europeia no âmbito das ações do programa Europeu de investigação e inovação HORIZONTE 2020. O projecto de investigação será realizado no Centre for Privacy Studies, Universidade de Copenhaga, Dinamarca, entre 1 de setembro de 2021 e 31 de agosto de 2024.


O projecto de investigação de Nuno Grancho visa produzir a análise e compreensão de como o conceito de Privacidade em arquitectura e urbanismo desde o Iluminismo, por um lado, modelou as relações sociais através de contextos históricos, e por outro lado, foi o resultado de um mecanismo bilateral entre o Ocidente e o Oriente. Será mobilizado o conceito de Privacidade numa abordagem histórica como recurso para descodificar a sua complexidade no presente, contribuindo para a resolução de desafios futuros sobre o lugar do indivíduo na sociedade através da arquitectura e urbanismo.


No seu projecto de investigação, serão analisados mecanismos de mobilidade, transferência, tradução e influência entre o Ocidente e o Oriente em arquitectura e urbanismo. O projecto abrangerá quase quatro séculos e fará uma análise sistemática e interdisciplinar de amostras arquitectónicas e urbanísticas como Copenhaga e Altona, cidades dinamarquesas modernas, ou Tranquebar e Serampore, antigas cidades coloniais dinamarquesas na Índia.


Ao reexaminar a história e a teoria da arquitectura e do urbanismo numa tal perspectiva, Nuno Grancho pretende desafiar metodologias estabelecidas, trabalhar fora das narrativas convencionais, empregar abordagens interdisciplinares e utilizar contextos transnacionais.


Em última análise, o projecto de investigação de Nuno Grancho contribuir para a escrita de uma história global da cultura europeia moderna

bottom of page