top of page

Apresentação do livro "Os Grandes Trabalhos e o Desejo da Cidade de Exceção"

Atualizado: 15 de abr.


No próximo dia 23 de abril às 18:30, vai ter lugar na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém Lançamento do livro "Os Grandes Trabalhos e o Desejo da Cidade de Exceção" com edição de Paulo Tormenta Pinto e Ana Brandão e publicado pela Circo de Ideias.


Conferência com João Ferrão, Manuel Salgado,

Álvaro Domingues, João Nunes e os editores,

Paulo Tormenta Pinto e Ana Brandão

Moderação por Marta Sequeira



A Exposição Internacional de Lisboa (Expo’98) foi um laboratório que teve impacto significativo no campo urbanístico e arquitectónico, estabelecendo um paradigma de qualidade dos espaços das cidades. Nas décadas seguintes, diversas políticas públicas e iniciativas de intervenção tomaram esta operação urbana como referência principal. Neste livro, a experiência da Expo’98 é o ponto central para explorar as mudanças ocorridas em Portugal em matéria urbanística, nas duas décadas que se seguiram ao grande evento de final de século.


A partir dos contributos de investigadores e consultores de diferentes áreas cientificas – arquitectura, arquitectura paisagista, planeamento urbano, sociologia, economia, geografia – diferentes problemáticas e escalas de análise são trazidas para cima da mesa, enquadrando um período temporal marcado pelo protagonismo do ‘Projeto Urbano’ e pela requalificação ambiental das cidades.




Num momento em que Portugal está abraços com novos investimentos públicos com expressão territorial, no quadro do PRR, esta análise da cultura urbana e arquitectónica, abre caminho a um amplo debate sobre o tempo presente, marcado pelas incertezas da guerra, as alterações climáticas, as assimetrias sociais, ou a crise da da habitação.

A investigação que deu origem ao livro foi apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo sido realizada no Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA’CET–Iscte), em pareceria com a Direção Geral do Território (DGT) e com o Lab Ticino da Accademia di Architettura de Mendrisio da Università della Svizzera Italiana.

 


--------

INTERVENIENTES

 

MANUEL SALGADO - Arquiteto (1968). Entre 1972 e 1983 foi Diretor do Departamento de Urbanismo e Diretor Técnico de uma empresa pública de projetos, em Lisboa. Dirigiu o gabinete de projetos Risco – Projetistas e Consultores de Design, SA (1984-2007), onde desenvolveu numerosos projetos de arquitetura e urbanismo, entre os quais o do Centro Cultural de Belém (em associação com Vittorio Gregotti), dos espaços públicos da Expo’98, do Estádio do Dragão, o Projeto Urbano da Área Central do Cacém, o Projeto Urbano de Romanina e o Plano de Pormenor de Bastia (Itália e Córsega). Professor Catedrático convidado das cadeiras de Desenho Urbano e Projeto Final do curso de Arquitetura do Instituto Superior Técnico de Lisboa, de 2002 a 2007.

Entre 2007 e 2019 foi vereador do Urbanismo e Reabilitação Urbana da Câmara Municipal de Lisboa e Presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana Lisboa Ocidental, de 2018 a 2021. Grã-Cruz da Ordem do Mérito (1999).

 

ÁLVARO DOMINGUES - Geógrafo, doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professor associado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, nos cursos de Mestrado Integrado e Doutoramento e investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da mesma faculdade. A sua investigação centra-se na Geografia Humana, Paisagem, Urbanismo e Políticas Urbanas. Entre outras obras, é autor de “Paisagens Portuguesas” (com Duarte Belo, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Lisboa, 2022), “Portugal Possível” (com Duarte Belo e Rui Lage, Museu da Paisagem, Lisboa, 2022), “Paisagens Transgénicas” (Museu da Paisagem 2021), “Volta a Portugal” (Contraponto, Lisboa, 2017), “Território Casa Comum” (com N. Travasso, FAUP, Porto, 2015), “A Rua da Estrada” (Dafne, Porto, 2010), “Vida no Campo”

(Dafne, Porto, 2012) e “Políticas Urbanas I” e “II” (com N. Portas e J. Cabral, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2003 e 2011), “Cidade e Democracia” (Argumentum, Lisboa, 2006). Escreve regularmente no jornal “Público”.

 

JOÃO FERRÃO - Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa. Investigador coordenador aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade

de Lisboa, onde coordenou o Grupo de Investigação “Ambiente, Território e Sociedade” e o Conselho dos Observatórios do ICS-UL. Foi docente no departamento de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa e na Universidade Atlântica. É especialista em geografia económica e social, ordenamento do território e desenvolvimento regional e urbano. Coordenou diversos estudos de avaliação de políticas públicas para o Governo português e para a Comissão Europeia. Foi presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, consultor da OCDE no domínio do desenvolvimento rural, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e membro do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades (FCT). Publicou, individualmente ou em colaboração, dezenas de artigos em revistas nacionais e estrangeiras e diversos livros sobre temas relacionados com geografia, ordenamento do território e políticas de desenvolvimento local e regional.

 

JOÃO FERREIRA NUNES -  Fundador e Director do Atelier de Arquitectura Paisagista PROAP, que reúne um vasto grupo de profissionais numa equipa pluridisciplinar com distintos níveis de especialização em paisagem, na sua acepção mais inclusiva.

Licenciado em Arquitectura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Obtém o título de Mestre na Escola Técnica Superior d’Arquitectura de Barcelona, Universitá Politecnica de Catalunya.

Enquanto Director Internacional é responsável pela liderança estratégica, executiva e táctica dos três ateliers internacionais: Lisboa (Portugal), Luanda (Angola) e Treviso (Itália). Coordena a actividade projectual, conceptual e criativa, e define a orientação estratégica dos processos de investigação.

Docente nas escolas em que se formou, na Facoltà di Architectura di Alghero da Università degli Studi di Sassari, Itália, e na Accademia di Architettura di Mendrisio da Universidade da Suiça Italiana, prestando serviço docente ocasional em Harvard, Universitá de Girona, Università IUAV di Venezia, na Escola de Tecnologias e Arquitectura do ISCTE, Lisboa, no Politecnico de Milano, Itália, na Universidade Moderna, Politecnico di Torino, Roma La Sapienza, Roma Ludovico Quaroni, Facoltà di Architettura di Napoli, Accademia di Architettura di Mendrisio.

 

-----

 

EDITORES

 

PAULO TORMENTA PINTO - iniciou a sua atividade docente em 1997, sendo atualmente Professor Catedrático do Iscte, na área de Arquitetura. A sua tese de doutoramento “Arquitetura e Artifício – Cassiano Branco 1897-1970” foi publicada em 3 edições (Caleidoscópio ed. 2007, 2015 e 2020). Como investigador, tem participado e coordenado diversos projetos relacionados com a cultura arquitetónica, destacando-se, como investigador responsável, os projetos “The Critical Monumentality of Álvaro Siza” e “The Grand Projects - Architectural and urbanistic operations after the 1998 Lisbon World Exposition”, ambos financiados pela FCT. Ocupou diversos cargos na estrutura académica do Iscte, nomeadamente como diretor do Departamento Arquitetura e Urbanismo e como diretor do Centro de Investigação sobre a Mudança Socioeconómica e o Território – (Dinamia’CET-Iscte). Foi padrinho do título de Doutor Honoris causa atribuído a Nuno Portas, pelo Iscte, em 2020. O seu trabalho como arquiteto tem sido publicado e premiado por diversas vezes, destacando-se mais recentemente, o Prémio FORMA 2022 e o Prémio Teotónio Pereira 2022. Em 2022 e foi finalista nos Prémios FAD. Tendo sido a sua obra nomeada para Prémio Mies Van Der Rohe nas edições de 2022 e 2024. Em 2023 foi distinguido com o Prémio Investigação e Sustentabilidade 2023 (ex aequo), atribuído pela Ordem dos Arquitetos. 

 

ANA BRANDÃO - Investigadora no DINÂMIA’CET–Iscte, arquiteta e doutorada em Espaço Público e Regeneração Urbana (2015). Tem experiência de investigação em trabalhos interdisciplinares sobre espaço público, desenho urbano e planeamento urbano. Especificamente, a sua investigação temse centrado na conceção, desenvolvimento e gestão de processos urbanos e seus impactos no desenho urbano e no espaço público. Participou em vários projetos de investigação, nomeadamente no “PSSS Public Space Service System”, (2016-2019) onde coordenou o livro “Lugares do Comum. Guia de avaliação e interpretação do espaço público”, e no “The Grand Projects - Architectural and Urbanistic Operations after the 1998 Lisbon World Exposition (2019-2022)”. Menção Honrosa no Prémio Metrópoles Ciência, 2016 pela Tese de Doutoramento.

bottom of page