top of page

Apresentação de site


O ano de 2020 ficará certamente marcado em todo o mundo pela COVID-19, a doença gerada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Sobretudo o uso de máscara e o distanciamento social, a par da máxima ‘fique em casa’, alteraram a forma como nos relacionamos e vivemos em sociedade, evidenciando as desigualdades socioeconómicas que a caracterizam, expressas dentro e fora do espaço de habitar. Como ficar em casa em isolamento sem acesso a infraestruturas básicas, como água e saneamento? Em isolamento num cenário de sobrelotação? Como ficar em casa quando se está na iminência de ficar sem casa? A crise na habitação, subjacente a estas interrogações, antecede a crise gerada pela pandemia.


Como ficar em casa? Intervenções imediatas no combate à COVID-19 em bairros precários da AML, resulta de um apoio especial ao abrigo da linha GENDER RESEARCH 4 COVID 19. O principal objetivo deste projeto foi, em contexto de pandemia, potenciar a participação de mulheres na implantação de um programa focado em intervenções rápidas no espaço e nos hábitos quotidianos, dirigidas à implementação de medidas imediatas, de forma a minimizar as taxas de infeção em cenários de precariedade habitacional.


Em www.comoficaremcasa.pt, está disponível a publicação (um guia), a espacialização das normas da DGS, (um manual), vídeos e o ciclo de debates que encerrou o projeto.

bottom of page