top of page

4H-CREAT Promove Série de Podcasts sobre Inovação nas Actividades Culturais e Criativas

Atualizado: 30 de jun de 2020




Para encerrar o projecto de cooperação europeia 4H-CREAT – Hélice quádrupla para estimular a inovação nas PMEs Culturais e Criativas do Atlântico, os parceiros organizaram uma série de podcasts sobre Inovação nas actividades culturais e criativas através de três temas: Públicos e envolvimento de utilizadores finais; cooperação dentro das indústrias culturais e criativas e; Utilização das tecnologias digitais. No total fora, realizados 16 podcasts com diferentes tipos de stakeholders de vários países e regiões do Espaço Atlântico.


A equipa do DINÂMIA'CET, responsável pela implementação do projecto 4H-CREAT em Portugal, entrevistou Ilídio Louro e Inês Câmara da Mapa das Ideias, empresa com uma longa experiência de mediação cultural e envolvimento de públicos. Os entrevistados, Inês Câmara e Ilídio Louro, discutiram alguns dos desafios e tendências nestas áreas. Nomeadamente, a dificuldade de articular investigação aplicada na área da cultura com a investigação das ciências sociais e psicológicas, bem como a transição digital associada à Big Data que, mais do que os instrumentos utilizados para a mediação, está a mudar a concepção de público e a sua caracterização. Mais ainda, discutiram a forma como as diferenças geracionais estão a mudar a percepção de gosto e o envolvimento com as instituições culturais.

O projecto 4H-CREAT finaliza as suas actividades com a divulgação desta série de podcasts, após 3 anos de implementação.

Para mais informações sobre o Projecto 4H-CREAT consulte 4h-creat.eu ou consulte o pdf




bottom of page