Análise multicritério das técnicas de reforço locais: aplicação ao frontal de edifícios Pombalinos

Title: Stellacci, S., Rato, V. (2017), Análise multicritério das técnicas de reforço locais: aplicação ao frontal de edifícios Pombalinos, Territórios Metropolitanos Contemporâneos 2016. Seminários Temáticos do Programa de Doutoramento Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, Lisboa, MAI 30, 2016.

Date: 2017

Publisher: Seminários Temáticos do Programa de Doutoramento Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos

Link: https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/analise-multicriterio-das-tecnicas-de-reforco-locais-aplicacao-ao-frontal-de-edificios-pombalinos/30562

Publication type: Publication in conference proceedings

Research Project: SFRH/BD/94980/2013

Abstract: As dinâmicas da reabilitação do património Pombalino em Lisboa (1755-1880) envolvem três macro-fatores interdependentes: i) o artefacto histórico; ii) os proprietários e utilizadores; iii) os agentes especializados. A dicotomia entre a integração e a integralidade do Património cultural (PC) deriva das diferentes atribuições de valor (cultural, histórico, funcional, económico) ao edifício histórico e da coexistência de objetivos contraditórios. De facto, o domínio da reutilização e da reabilitação dos imóveis históricos (na qual se pode incluir o reforço estrutural) é marcado pela complexidade na seleção das soluções de intervenção, de projeto e técnicas. Este artigo aborda o estudo comparativo in itinere das técnicas de reforço da parede mista (frontal) através de métodos de análise de decisão multicritério (MCDA). O estudo visa propor um modelo de seleção das atuais técnicas de reforço utilizando como critérios a compatibilidade material, a autenticidade arquitectónica e estrutural e a perda de material original. Os critérios de avaliação das práticas de reforço estrutural e as combinações das variantes de reforço são brevemente discutidos. Salienta-se que a reflexão sobre o impacto das intervenções no património histórico e a necessidade de introduzir transparência no processo decisório representam prioridades no cenário contemporâneo lisboeta, bem como no contexto internacional.

Posts recentes

Ver tudo

DINÂMIA'CET-Iscte

Ed. Iscte

Sala 2w4d Av.ª das Forças Armadas

1649-026 Lisboa

T.: (+351) 21 046 4031 | (+351) 210 464 197

E.: dinamia@iscte-iul.pt