Research Group
Research Group
Research Group
Último Episódio
Lançamento: 16 de setembro de 2024
Construir para Todos: A Perspectiva de Joana Pestana Lages sobre a Habitação
Nesta conversa ficámos a saber que, apesar de não ter nenhum arquiteto na família, a Joana gostava muito de desenhar e sempre cresceu a querer ser arquiteta. A sua primeira memória como investigadora faz-nos recuar ao período do liceu e a uma aula de História da Arte na qual viu um episódio do programa do arquiteto Manuel Graça Dias – Ver Arquitectura – sobre o crescimento da periferia de Lisboa e a forma como não arquitetos procuravam resolver os seus problemas ligados à habitação. Esta ideia foi “guardada na gaveta do futuro” e mais tarde transformada numa das suas principais inquietações, que a Joana tem explorado nos vários projetos de que tem feito parte. Para além de gerarem conhecimento essencial à definição de políticas públicas sobre o acesso à habitação, estes projetos têm permitido trabalhar em grande proximidade com associações locais e com pessoas que vivem situações de maior precariedade habitacional, tendo impactos muito concretos no seu dia-a-dia.
Próximo episódio
Lançamento: Setembro 2024
Desenhar a cidade com lápis de cor: Ana Brandão e o planeamento dos Espaços Públicos
Nesta conversa ficámos a saber que a Ana sempre pensou seguir ciências, mas no último verão antes de começar o ensino secundário, decidiu escolher artes. E muito por causa de uma caixa de lápis coloridos à qual achava muita piada. O combinado com a mãe foi ir para uma turma com matemática e física, o que lhe permitiu o contacto com as ciências ditas exatas, mas também com uma componente artística. Na universidade, a arquitetura era a opção que tinha estas duas valências. O percurso da Ana como investigadora começou com a tese de mestrado, onde trabalhou a articulação entre o tempo e a cidade. Hoje os temas que mais a inquietam são os que se relacionam com os territórios metropolitanos, os territórios do quotidiano ou da normalidade, como a Ana lhes chama. Como é que estes territórios, e os seus espaços públicos, são desenhados, planeados, geridos e vividos? Uma das coisas que mais motiva o trabalho da Ana é apoiar a construção de políticas públicas, até porque acredita que os investigadores têm o dever de produzir conhecimento que seja útil a outros para que estes possam fazer o seu papel de uma forma mais informada.
Episódios Disponíveis
Ficha Técnica
Produção: DINÂMIA'CET-Iscte
Coordenação, realização: Ana Oliveira e Bruno Vasconcelos
Ilustração: Catarina Sobral
Sobre
No podcast Diário de um Investigador vamos falar de forma descomplicada sobre o percurso e o trabalho dos investigadores do DINÂMIA’CET – Iscte. Queremos perceber o que os inquieta e motiva a fazer investigação e de que forma as suas descobertas têm impactos no nosso quotidiano.
A cada episódio iremos conversar com um investigador ou investigadora do DINÂMIA’CET – Iscte para conhecer melhor o seu percurso e o seu trabalho. Iremos falar sobre as suas motivações, como começou a fazer investigação, como é um dia de trabalho e que desafios encontra, quais as metodologias e estratégias a que recorre, sem esquecer, claro, quais são os resultados a que tem chegado e de que forma estes podem contribuir para um mundo melhor.