top of page
pormenor4.jpg

Podcast

Diário de um investigador
​Último Episódio
CAtarina Mateus.png
Lançamento: 23 de junho de 2024
A vida no campo: Catarina Mateus e os modos de vida alternativos nas zonas Rurais

Neste episódio conversámos com a Catarina Mateus que nos contou que o seu interesse pelas zonas rurais se deve, entre outras coisas, ao facto de ter familiares que vivem fora das grandes cidades. Mas para além desta ligação afetiva, sempre a inquietou o abandono e a desertificação que caracterizam o interior de Portugal e as áreas rurais. E o ponto de partida para a investigação que tem atualmente em mãos foi precisamente procurar uma solução. Uma solução não só para a desertificação das zonas rurais, mas também para a sucessão de crises que vivemos nas últimas décadas. Para isso, a Catarina está agora focada em conhecer outras formas de vida e perceber como é que estas práticas, que tentam distanciar-se do sistema capitalista, podem criar alternativas. Ao longo da conversa deu-nos alguns exemplos concretos, tanto de Portugal, como do Equador. O seu objetivo é que esta investigação possa ter impactos nas políticas públicas que são pensadas e implementadas nas zonas rurais, no sentido de promover estilos de vida mais sustentáveis. 

Próximo episódio
Rolando.png
Lançamento: 23 de junho de 2024
"O menino dos conventos": Rolando Volzone e a importância do património religioso para as comunidades locais

Nesta conversa ficamos a saber que o Rolando Volzone desde cedo desenvolveu uma paixão pela arquitetura, o que provavelmente está ligado ao seu interesse pelas artes plásticas, que é aliás partilhado com a mãe. A sua primeira memória enquanto investigador remonta ao período da licenciatura, em Roma, e à sua pesquisa sobre a história da arquitetura, bem para lá daquilo que, na altura, os professores pediam. Hoje o que mais o inquieta são as questões do acesso ao património e de como podemos aproximar a comunidade ao património cultural. Num cenário como o português, onde existiram mais de 400 conventos franciscanos, mas hoje apenas cerca de 2% espaços são utilizados com as funções originais, um dos principais objetivos da investigação do Rolando é perceber qual pode ser o futuro do património religioso e como pode ele contribuir para o desenvolvimento sustentável e para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Episódios Disponíveis
Ficha Técnica

Produção: DINÂMIA'CET-Iscte

Coordenação, realização: Ana Oliveira e Bruno Vasconcelos 

Ilustração: Catarina Sobral

Sobre

No podcast Diário de um Investigador vamos falar de forma descomplicada sobre o percurso e o trabalho dos investigadores do DINÂMIA’CET – Iscte. Queremos perceber o que os inquieta e motiva a fazer investigação e de que forma as suas descobertas têm impactos no nosso quotidiano.

A cada episódio iremos conversar com um investigador ou investigadora do DINÂMIA’CET – Iscte para conhecer melhor o seu percurso e o seu trabalho. Iremos falar sobre as suas motivações, como começou a fazer investigação, como é um dia de trabalho e que desafios encontra, quais as metodologias e estratégias a que recorre, sem esquecer, claro, quais são os resultados a que tem chegado e de que forma estes podem contribuir para um mundo melhor.

Contacto

OU

envia-nos uma mensagem

Obrigado pelo contacto!

Produção

Logos_DC.png
bottom of page